quinta-feira, 9 de julho de 2015

Primeiros vencedores do 59º Festival Folclórico do Amazonas

O 59º Festival Folclórico do Amazonas já tem os primeiros grupos vencedores da categoria ouro. Na tarde desta quarta-feira (8) os grupos folclóricos “Justiceiros do Sertão”, “Tukanos do Alto Rio Negro” e o Boi Bumbá “Carinhoso” receberam os troféus de campeões nas modalidades Dança Nordestina, Tribos e Bumbá Master B, respectivamente. A apuração dos votos dos jurados aconteceu no auditório do Centro Cultural Povos da Amazônia (antiga Bola da Suframa). O 59º Festival Folclórico do Amazonas é uma promoção do Governo do Amazonas / Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Manaus / Manauscult.

A secretária executiva de Estado da Cultura, Elizabeth Catanhede, parabenizou todos os grupos que se apresentaram nestas modalidades e enfatizou a qualidade do Festival. “As apresentações tiveram um crescimento profissional muito grande em relação ao ano passado. Os grupos estão cada vez mais bonitos e organizados. Isso reflete diretamente na participação do público, que este ano está lotando todas as noites de apresentação”, enfatizou.


Os grupos vencedores nessas três modalidades já estão automaticamente selecionados para a disputa no grupo ouro do ano que vem, enquanto os grupos que ficaram em último lugar nas modalidades “Danças nordestinas” e “Tribos” foram rebaixados para a categoria prata. Como vencedor deste ano, em 2016 o Bumbá Master B “Carinhoso” vai disputar a modalidade Master A.


“É o segundo ano que participamos desta categoria e o empenho de todos do grupo fez com que alcançássemos este resultado. Agora é só comemorar e começar a pensar na apresentação do ano que vem”, afirmou o diretor do “Carinhoso”, Paulo Roberto, conhecido como “Mestre China”.

Já o diretor da tribo “Tukanos do Alto Rio Negro”, Leandro do Nascimento, comemora o tricampeonato na modalidade. “Nosso grupo já está consolidado como um dos mais importantes deste festival e esta premiação é a consagração de um árduo trabalho em equipe”, ressaltou.


O presidente da dança nordestina “Justiceiros do Sertão”, Alisson Mourão, comemorou a vitória junto à torcida e aos brincantes, que estavam na arena do Centro Cultural Povos da Amazônia. “Nossa apresentação foi impecável e os 86 brincantes que se apresentaram deram tudo de si para honrar esse título”, comemorou.

As apresentações da categoria ouro do 59º Festival Folclórico do Amazonas acontecem diariamente na arena do Centro Cultural Povos da Amazônia, sempre a partir das 20h e irão até o dia 16 de julho. A entrada é gratuita.


 Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonase o Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br.

Nenhum comentário: