quarta-feira, 4 de março de 2015

Os mágicos do sucesso

A atribuição de um profissional de contabilidade não se restringe no preenchimento de números nas colunas de receita e despesas, como técnicos de luxo, mas tem a amplitude da participação efetiva na construção da empresa desde o planejamento, avaliação de mercado para fins de investimentos, passando pela analise do impacto dos tributos no resultado final.

O famoso “guarda livros” do passado desapareceu na memória dos 65 anos de função do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas –CRC/AM, criado no dia 4 de março de 1950, quando  o Amazonas, em plena crise da recessão de pós guerra e a falência da época de ouro da borracha, buscava alternativas de sobrevivência, e de luzes para implantar um novo ciclo de desenvolvimento.

Presidente do CRC-AM, Edna Dinelli



Operador da economia no eixo executivo de propostas produtivas, o contabilista passou a representar o centro de inteligência da empresa, no fomento do crescimento ordenado, na obediência de regras e na disciplina no ordenamento de ganhos, perdas no foco de resultados.

A função executivo do contabilista está intrinsecamente ligado ao sucesso empresarial, seja no comercio, indústria ou serviço e o Conselho Regional de Contabilidade é o polo de sistematização do esforço técnico: profissional, no fomento coletivo de fiscalização do mercado, de vigilância de conceitos e de irradiação da dinâmica legal, com suas  normas e formas a exigir, permanentemente, a reciclagem profissional, o acompanhamento de mutações nas exigências técnicas e o zelo na execução destas imposições.

Com a tecnologia de ponta cresceu a responsabilidade do contabilista diante do compromisso da qualidade e a precisão de atuação no grande cadeado dos sistemas públicos que passaram a se entrelaçar não permitindo qualquer discrepância no registro de números, no calculo de valores e na interpretação de tributos de qualquer origem.


A própria presidente do CRC-AM, Edna Dinelli lembra que este abraço dos sistemas institucionais, fecharam o cerco contra a possibilidade de erros na escrituração (nome que já foi substituído por digitalização) de procedimentos e que uma simples distorção faz parar todo o processo, denunciado pela paralisação do sistema.

“É como o alarme de um carro. A chave falsa ou a tentativa de abrir a porta sem o código provoca o barulho e na maioria impede a ligação do veiculo”.

Qualificar em termos superiores os profissionais do Amazonas, tanto no eixo da economia concentrada de Manaus como nos municípios que ainda engatinham em investimentos fora do comércio e do extrativismo, é a proposta da direção do CRC-AM, valorizando a profissão e fazendo emergir, aos olhos do mercado, que não existe garantia de êxito na economia, sem o trabalho sensato, correto e aplicado de um contabilista.

“O trabalho do contabilista está no inicio, meio e fim de um empreendimento que visa o sucesso e tem objetivos a serem atingidos, na quantificação da aplicação de recursos e no tempo hábil de retorno, para compor os gastos e fomentar o lucro” ensina a presidente Edna Dinelli.


Lembrado como profissional essencial na época da declaração do Imposto de Renda, olhado nesta época como salvador, o contabilista tem uma função vital a cada dia do ano, a cada minuto da evolução da economia, e a cada mudança que nasce de tempestades no desenvolvimento do Pais ou do Estado, neste caso chamado para curar a doença, acompanhar o paciente e retira-lo da UTI para o sistema vital, sanadas as origens dos males.

“Muitas vezes o contabilista é chamado, como um médico, para emergências que nunca deveriam existir se, como na medicina preventiva, cada empresário seguisse as regras certas, o sistema evolutivo empresarial e as regras do mercado, na vigência de leis e normas” ensinou a presidente Edna Dinelli.

A lembrança dos 65 anos de vida do CRC-AM representa para os profissionais um momento de reflexão e o registro do compromisso da atual gestão do Conselho de valorização profissional pelo trabalho aplicado pelo zelo registrado e pela inteligência demonstrada na formulação da economia, pela via expressa do sucesso das empresas onde prestam serviços.

Geografia de vida

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Amazonas é uma autarquia de fiscalização do exercício profissional contábil dotada de personalidade jurídica de direito público, instituído pelo Decreto-Lei nº 9295/46 e fundado em 04 de março de 1950.

Além de fiscalizar, o órgão é responsável pelo registro e desenvolvimento de atividades que valorizem a profissão, bem como promovam a educação continuada dos profissionais da contabilidade no Amazonas.

Com sede na cidade de Manaus, o CRC-AM possui 09 Delegacias Regionais, no interior do Estado, localizadas nos Municípios de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Maués, Manacapuru, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Tabatinga.

A sede do CRC-AM situa-se na Rua dos Japoneses, nº 27, bairro Parque Dez de Novembro. Telefones/ fax: (92) 3236-8117/ 8319/ 8718/ 8952




Nenhum comentário: