segunda-feira, 9 de março de 2015

Olímpico Clube volta à natação do Amazonas com força total

Depois de um longo período parado, o tradicional Olímpico Clube está de volta às competições de natação no Amazonas e o primeiro desafio aconteceu neste sábado, 7 de março, durante o 1º Circuito de Graduados – Troféu Luciana Oliveira. Formada por 28 atletas de base e alto rendimento, inclusive paratletas, a equipe foi apresentada dia 5 de março, em clima de festa e otimismo. Um dos destaques é a estudante Luisa Marillac Rocha (Centro Literatus), de 15 anos, promessa amazonense que foi convocada duas vezes para a seleção brasileira.

A natação do “Clube dos Cinco Aros” é liderada pelo técnico Welligton Souza, ex-Rio Negro, que falou sobre o planejamento estratégico da equipe. “O Olímpico está com um projeto bastante ambicioso de retomar a natação que já teve tradição no passado, com nadadores que já têm um currículo bastante extenso. O objetivo é fazer uma equipe bem forte desde a base. A expectativa é que, em dois, anos, tenhamos por volta de 100 atletas competindo em alto nível”.   



Profissionalismo & tecnologia

Segundo Welligton, o Olímpico está viabilizando a natação uma equipe multidisciplinar, dispondo de cinco treinadores de natação para as diversas categorias, além de fisioterapeuta, nutricionista e preparadores físicos que desenvolverão o potencial dos atletas na própria academia do clube.


O diferencial, explica o treinador, é uso de tecnologias como a análise biomecânica com captura de imagens submersas e análise de lactato dos principais atletas. “Esses métodos estão sendo financiados pelo Olímpico e a intenção é fazer com que a gente tenha resultados acima da média”.

Os maiores destaques da equipe são Luisa Marillac Rocha, Ana Débora e Yuri Padilha, todos com destaque nos principais campeonatos de natação. O Olímpico também trabalhará com paratletas, como Jean Lopes e Jean Valois.

Atleta de seleção

Especialista nas provas de 100m e 200m borboleta, Luísa Marillac é uma das joias da nova geração das piscinas do Amazonas. No ano passado, ela foi convocada para a seleção brasileira que disputou a Copa Pacífico – realizada no mês de outubro, em Guayaquil, Equador. A amazonense ficou entre as TOP 10 de sua categoria.

Na Copa Pacífico de 2013, em Lima (Peru), Luísa Marillac foi medalha de bronze no revezamento 4x100 livre, um feito relevante, pois ela era a atleta mais nova da seleção nacional no campeonato.


Já com a camisa do Olímpico, ela falou sobre suas expectativas.  “Minha adaptação aqui (Olímpico) foi tranquila, eu já conhecia o instrutor e alguns nadadores também e todo mundo me recebeu muito bem. Estou gostando muito dos treinos e quero melhorar cada vez mais, espero  melhorar minhas marcas e conseguir todos os índices possíveis nesta temporada”.

Curiosidades

O parque aquático do Olímpico foi fundado em 1977;
O clube contou com grandes nomes da natação amazonense, como Eduardo Piccinini, que disputou os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992;

Também passaram por lá lendas dos esportes aquáticos do Estado, como Vitor Hugo “Botinho” Façanha, Jefferson Mascarenhas, Ajuricaba Mascarenhas, Paulo Augusto “Caju”, Cláudio Nobre, Carla Celene, Cláudia Machado, entre outros;

O Olímpico já foi campeão amazonense de futebol da Primeira Divisão em três oportunidades (1944, 1947 e 1967);


O Olímpico fez história também nos esportes de quadra, como voleibol, handebol e futsal;

Na cultura, o Olímpico colaborou decisivamente para o sucesso do folclore de Parintins em Manaus ao abrir o clube para os ensaios do “Curral do Boi Garantido”, fenômeno de público em meados dos anos 90;

No Carnaval, o Olímpico Clube festeja todos os anos a “Chegada da Kamélia”, personagem símbolo das folias de Momo em Manaus.

Nenhum comentário: