sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

IPAAM realiza primeiro dia de mutirão com números positivos de cadastros ambientais rurais

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) iniciou nesta quinta-feira, (26) a realização do mutirão para cadastramento dos imóveis rurais em Presidente Figueiredo (117 km de Manaus), que prosseguirá até sábado (28). O local de atendimento é no Campus do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), à Rua Onça Pintada s/no, de 8 às 17 horas nos dois primeiros dias e de 8 às 12 horas no último dia.

O objetivo é que proprietários de imóveis rurais, ou pessoas que tenham apenas a posse da terra ou utilizem o imóvel para alguma atividade econômica ou pertençam a um assentamento rural façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR), pois é uma obrigatoriedade determinada pelo Governo Federal para todo o país.


No primeiro dia do evento estive presente uma equipe com nove (9) Técnicos que conseguiu atender atendidas 90 pessoas, sendo que dessa quantidade 41 Cadastros Ambientais Rurais foram finalizados, representando 45% do número de atendidos.  


Além do IPAAM, participam do mutirão pelo Governo do Estado do Amazonas a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), a Secretaria de Produção Rural (Sepror) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestaldo Amazonas e, pelo Governo Federal, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea) também integra o mutirão.

Para fazer o CAR, que é totalmente gratuito, é necessário ter em mãos os documentos pessoais (CPF e RG) e algum documento do imóvel. “A proposta do mutirão é desburocratizar o máximo possível e possibilitar que o interessado já saia com o comprovante de adesão ao CAR em mãos, principalmente o produtor rural, pois ao aderir ao CAR este produtor tem suas multas ambientais suspensas e pode regularizar ambientalmente a sua atividade econômica, voltando a ter acesso a crédito e financiamentos públicos e privados”, disse o presidente do IPAAM, Antonio Ademir Stroski. 



Em janeiro, foi realizado o primeiro mutirão do ano, nos ramais da Cooperativa e do Pau Rosa, em Manaus, sendo dois dias em cada local, com 406 atendimentos que resultaram em 256 cadastros efetivados.

Nenhum comentário: