terça-feira, 12 de agosto de 2014

PPB é destacado pela SUFRAMA em reuniões com entidades de classe



Após representar a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) durante sessão solene do Congresso Nacional, em Brasília, que promulgou a Emenda Constitucional que prorroga até 2073 o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), o superintendente em exercício da autarquia, Gustavo Igrejas, participou esta semana de dois eventos organizados por entidades parceiras da SUFRAMA. Em ambos, o Processo Produtivo Básico (PPB) foi tema de destaque pela importância para as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). 


Durante o Encontro Anual de Planejamento Estratégico da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), realizado no Clube do Trabalhador do Sesi, em Manaus, Igrejas fez uma apresentação a membros do sistema da entidade. O encontro permitiu ao superintendente falar um pouco sobre o modelo de desenvolvimento regional e centrar sua apresentação em diversos pontos importantes sobre PPBs, principal contrapartida dos incentivos fiscais do PIM. 

Um dos destaques feitos por Gustavo Igrejas foi o acompanhamento do processo de elaboração dos textos dos PPBs. O superintendente esclareceu que a SUFRAMA está sempre presente em todas as discussões acerca do tema, acompanhando todos os detalhes da redação das minutas das Portarias Interministeriais, para que os interesses do PIM sejam preservados. Foi esclarecido também que o processo de fixação dos PPBs é transparente e democrático e que a SUFRAMA sempre está disponível para receber as demandas da classe e sentar à mesa para negociar. “Sabemos da importância do Processo Produtivo Básico para a Zona Franca de Manaus e estamos sempre atentos às negociações acerca dos PPBs. Em toda discussão é preciso verificar o que pode nos impactar, positivamente ou não”, disse o superintendente. “O PPB é indubitavelmente um importante indutor do desenvolvimento na região, conforme comprova a série histórica de vigoroso crescimento dos níveis de geração de mão-de-obra, investimento e faturamento nas últimas duas décadas”, completou.

Fiscalização
Durante sua palestra, Igrejas fez questão de ressaltar que o PPB é essencial para que haja atividade industrial incentivada na região. “Se não há PPB fixado, não há projeto aprovado na SUFRAMA”. E para garantir que todos aqueles que usufruem dos incentivos da ZFM cumpram o PPB, “a SUFRAMA possui um sistema totalmente estruturado e informatizado para fiscalizar seu cumprimento”, afirmou.

 Demanda dos empresários
Depois da Fieam, foi a vez do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam) contar com a presença do superintendente em exercício, acompanhado do superintendente adjunto de Operações, Adilson Vieira, e técnicos da SUFRAMA, na 127ª reunião ordinária da entidade. 

 Durante a reunião, no auditório do Cieam, a equipe da SUFRAMA ouviu várias demandas da classe empresarial.  Questões como internamento de notas e fixação dos Processos Produtivos Básicos foram levantadas pelos presentes, temas prontamente respondidos pelos superintendentes da autarquia, com apoio da equipe técnica.

Ao final da reunião, a classe empresarial demonstrou todo apoio ao papel da 
SUFRAMA no desenvolvimento do Polo Industrial de Manaus, da região e congratulou a autarquia pela prorrogação do modelo Zona Franca de Manaus até 2073. 



Nenhum comentário: