segunda-feira, 28 de julho de 2014

MANICORÉ



Nos dias 26 e 27 de julho de 2014,  acontecerá o 38º Festival Folclórico de Manicoré edição 2014. O evento cultural do município vem tendo uma abrangência muito grande por se tratar de uma grande disputa que reuni todos os anos um total de 07 (sete) quadrilhas folclóricas. A partir da nova gestão, os chamados grupos folclóricos passaram a ter uma visão voltada aos direitos iguais, ou seja, antes as quadrilhas recebiam uma ajuda de custo da prefeitura diferenciada, sendo que existiam dois grupos A e B, no grupo “a” continha 4 chamado quadrilhas grandes e o grupo “B” três, chamados grupo das quadrilhas pequenas  e que hoje o governo municipal através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCULT) usou o entendimento para que todos os grupos folclóricos (quadrilhas) passassem a receber a ajuda de custo da prefeitura igualitária e que houvesse apenas um grupo para todas. Com essa finalidade houve mais empenho e insentivo aos demais grupos por que a competição cresceu e a disputa pelo primeiro lugar é de todos.

Na realidade essa disputa vem ficando a cada ano que passa muito acirrada, a partir do inicio do ano as coordenações já começam a preparar e se organizar visando promover diversas atividades em busca de apoio.

Ao longo dos meses a prefeitura junto a Secretaria Municipal  de Cultura realizam um planejamento visando repassar em várias parcelas a contribuição que está sempre ao alcance do município, este ano por exemplo a prefeitura poderia fazer melhor, mas em virtude da forte cheia do madeira que deixou milhares de ribeirinhos alagados o prefeito Lúcio Flávio do Rosário fez o possível para que tudo ocorresse na mais devida normalidade e fez o que deu de fazer, mas não esqueceu é claro de ajudar e contribuir com os ribeirinhos.

No dia 19 de julho aconteceu a escolha da Rainha caipira do 38º Festival Folclórico de Manicoré 2014 na quadra da AABB, o evento trouxe a apresentação das sete candidatas que concorreram ao título de Rainha Caipira 2014 que este ano ficou com a Jovem Mayra Cristina da Quadrilha Unidos de Mazarello que recebeu a premiação das mãos da primeira Dama do município senhora Nilcione Colares.

Agora resta aguardar o dia mais esperado para acontecer um dos maiores eventos culturais e foclórico da Calha do Madeira que é o 38º Festival Folclórico de Manicoré edição 2014, evento este que tem a realização da Prefeitura Municipal de Manicoré, organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo |(SEMCULT) e que conta ainda com apoio da Câmara Municipal, Governo do Amazonas , Ascom e Tv band Manicoré canal 13.





Nenhum comentário: