quarta-feira, 16 de julho de 2014

IPAAM FINALIZA PROCESSOS DE AQUICULTURA QUE VÃO AUMENTAR MAIS 800 TONELADAS ANO DE PESCADO EM COARI


O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) está finalizando 16 processos referentes à emissão do Cadastro de Aquicultura para o município de Coari (a 362 Km de Manaus), o que vai representar a produção legalizada anual média de pouco mais de 700 toneladas de pescado.
As vistorias para a finalização dos processos foram realizadas no período de 27 de junho a 2 de julho, sob a coordenação do analista ambiental do IPAAM e engenheiro de pesca e civil, Ossilmar Araújo.
Os empreendimentos, por estarem na faixa de até 5 hectares de lâmina d’água, estão classificados como pequenos empreendimentos, cuja legalização ambiental se dá pela emissão do Cadastro de Aquicultura, conforme a Lei Estadual de Licenciamento Ambiental  (Lei 3.785/12).
“O Cadastro de Aquicultura representa uma simplificação e uma desburocratização no licenciamento ambiental dos empreendimentos de pequeno porte que ainda contam com a assistência técnica gratuita do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) em todos os municípios amazonenses”, disse o presidente do Ipaam, Antonio Ademir Stroski, ao ressaltar que o Instituto está focado em expandir a produção pesqueira legalizada no Estado com ações centralizadas nos municípios de maiores potencialidades.
Segundo Stroski, o IPAAM já promoveu neste ano reuniões com produtores e vistorias de empreendimentos nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga e Manicoré.
“Em Manicoré (a 332 Km de Manaus) o IPAAM vistoriou 65 projetos do tipo viveiro escavado para, na sua maioria, cria e engorda de tambaquis, o que vai permitir, junto aos empreendimentos implantados, atender ao consumo sem a necessidade de importar peixe de outro Estado, resultado de nossa ação técnica junto aos produtores e técnicos do Idam e da Prefeitura no município”, exemplificou o presidente.
O analista Ossilmar Araújo reforça que o IPAAM está realizando esforços para ninguém ficar clandestino e para dar condições para que os produtores acessem os benefícios junto aos órgãos competentes, como crédito e financiamentos, transporte legalizado, dentre outros programas governamentais de estímulo ao setor pesqueiro.

SEMAPESC - Ossilmar também foi o representante do IPAAM no I Seminário de Aquicultura e Pesca (I Semapesc) de Coari, realizado nos dias 27 e 28 de junho, no auditório Silvério José Nery, e que reuniu um público de mais de 1.500 participantes, plateia formada por produtores de Anamã, Anori, Coari, Codajás e Tefé.
No evento, o analista do IPAAM ministrou palestra sobre o licenciamento ambiental para as atividades de aquicultura com animais aquáticos (pescado) e com animais silvestres (quelônios). “Fiz explanação sobre a pesca comercial, de subsistência e manejo de pesca no Estado do Amazonas e o licenciamento ambiental para estas categorias e respondi a muitas perguntas, tendo a oportunidade de dirimir dúvidas e encaminhar soluções”, afirmou Ossilmar Araújo.
O Seminário se propôs a organizar a cadeia produtiva do pescado em Coari com propostas como a criação da Secretaria de Aquicultura e Pesca de Coari, a doação de um terreno para a implantação da sede própria desta Secretaria, o auxílio ao transporte e comercialização do pescado capturado, construção imediata de uma fábrica de gelo e de um frigorífico com capacidade mínima para atender uma produção de 200 toneladas/dia, uma fábrica de ração e a instalação de uma estrutura frigorificada para beneficiamento do pescado, bem como a aquisição de canoas, motores rabetas e utensílios e equipamentos de pesca.

O Seminário registrou a presença de representantes legais de mais de 15 instituições, sendo aquelas diretamente ligadas ao setor primário, as faculdades e instituições de ensino, instituição de crédito e instituições de apoio ao micro empresário.
Coari possui um Sindicato, uma Cooperativa e uma Colônia de Pescadores, além de duas Associações de piscicultores e uma produção média anual de pescado de duas mil toneladas/ano




Nenhum comentário: