terça-feira, 1 de outubro de 2013

Navio Fernão de Magalhães batizado no Porto Chibatão

FORTE E SEGURO

O explorador português Fernão de Magalhães é o homenageado no mais novo navio porta-contêiner que fará a rota de cabotagem entre o Amazonas e os demais portos do litoral brasileiro transportando principalmente produtos manufaturados no Polo Industrial de Manaus (PIM) para os principais mercados consumidores do País no Sul e Sudeste. A embarcação, da Aliança Navegação e Logística, foi batizada no Terminal Portuário Alfandegado do Grupo Chibatão, na zona Sul de Manaus (AM).
Com capacidade para transportar 3.800 Teus (unidade padrão de um contêiner de 20 pés) e 500 tomadas para contêineres refrigerados, o Fernão de Magalhães faz parte do projeto de renovação da frota da armadora em um total de R$ 450 milhões investidos em quatro navios produzidos nos estaleiros chineses com nomes de grandes navegadores – Sebastião Caboto (já em operação e nacionalizado em Manaus), Pedro Álvares Cabral e Américo Vespúcio.
A previsão da companhia é que todos estejam em operação até o final do ano. No sentido contrário, as embarcações irão transportar insumos para o PIM, além de materiais para a construção civil e produtos para a indústria e comércio local. Até o final de 2018, a previsão da companhia é que outros quatro novos navios sejam incorporados à frota.

“O porto modernizou sua estrutura e o atendimento para acompanhar a evolução do setor. Para a economia da Região Norte representa mais agilidade e eficiência, com ganhos a médio  longo prazo em diversos setores da cadeia produtiva”, avalia o gestor do Terminal Chibatão, Jhony Fidelis.

Nenhum comentário: