quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Omar inaugura novo Liceu Cláudio Santoro em Parintins


Tradicional palco da disputa entre os Bumbás Caprichoso e Garantido, o Bumbódromo da Ilha Tupinambarana é, desde a manhã desta segunda-feira (16), o mais novo celeiro de talentos do Amazonas com a inauguração da Unidade Parintins do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro pelo governador Omar Aziz. Com 5,7 mil alunos matriculados gratuitamente em cursos de música, dança, teatro, artes visuais, audiovisuais e capacitação profissional, já existe a previsão de dobrar o número de vagas nos próximos meses diante da grande procura dos moradores dos municípios vizinhos.

Responsável pela gestão do espaço, o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, anunciou durante a solenidade que contou ainda com as presenças do vice-governador José Melo, do prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás, secretários de estado e deputados estaduais e federais, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Josué Neto, que duas outras unidades do Liceu serão inauguradas nos municípios de Itacoatiara e Benjamin Constant no próximo ano.

“Por determinação do governador Omar, também está na fase de elaboração e planejamento a criação do Sistema de Educação de Artes à Distância, que possibilitará que qualquer pessoa, em qualquer comunidade do Amazonas tenha a oportunidade de desenvolver seus talentos artísticos e desenvolver uma carreira”, acrescentou o secretário em seu pronunciamento.


De acordo com o governador Omar Aziz, a implantação desta primeira unidade do Liceu Cláudio Santoro fora da capital representa um fato histórico para as expressões artísticas e culturais do Estado, especialmente para a região do Baixo Amazonas e para Parintins.
“O Bumbódromo é a verdadeira casa da cultura de Parintins e ao transformá-lo em espaço multiuso dedicado ao estudo, aliado com o talento natural deste povo, que agora terá oportunidade de aprender outras artes, tenho certeza que em breve surgirão novas revelações e grandes iniciativas como a Orquestra Sinfônica de Parintins”, disse o governador.
Homenagens
         A Unidade Parintins do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro funcionará nos sete dias da semana com cursos e uma série de atividades e espaços culturais abertos gratuitamente ao público. Entre os destaques da estrutura entregue na manhã desta segunda-feira pelo governador está o Cineclube Odinea Andrade (o único da cidade) com som digital, projeções em 3D e acervo inicial de 350 títulos, entre documentários e filmes amazonenses, nacionais e internacionais.

“É uma honra ser homenageada neste projeto não é uma conquista apenas de Parintins, mas de todos os amazonenses”, disse entre lágrimas a professora que é uma das mais importantes pesquisadoras das tradições culturais e do folclore no Estado.
Outros parintinenses homenageados no espaço cultural são os ícones Jair Mendes, que dá nome à galeria de arte na qual exposições com obras do acervo da Pinacoteca do Estado serão apresentadas a cada quatro meses, Vandir Santos, galeria de arte exclusivamente para artistas da Ilha e da região do Baixo Amazonas, a biblioteca Fred Góes, com mais de 10 mil livros e os memoriais aos Bumbás Caprichoso e Garantido, com exposições de peças e indumentárias das agremiações.

“Não tenho palavras para dizer o quanto tudo isso representa para nossa família e para a memória de Cláudio Santoro. A exemplo do que já acontece em Manaus, tenho certeza que esta unidade em Parintins vai ser mais um reconhecimento ao talento dele e de todos os artistas de nossa terra”, disse emocionado o sobrinho neto de Cláudio Santoro, Atílio Santoro, convidado especial do evento.
Para mais informações sobre os projetos, cursos e ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Cultura em Manaus e em todo o Estado, acesse www.facebook.com/culturadoamazonas.



Nenhum comentário: