quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Podóloga alerta sobre os cuidados que os idosos devem ter com os pés.

O PERIGO É MAIS EMBAIXO

É muito mais frequente vermos pessoas cuidando das mãos do que dos pés. Isso é evidente! Mas, é importante ressaltar que essa parte do corpo também precisa de muitos cuidados, principalmente na terceira idade. Nessa fase, a pele tende a ficar mais fina e ressecada, sujeita à formação de calos, fissuras e de outras complicações que geram mal-estar àqueles com mais idade.


Segundo a podóloga do Amanda Beauty Center, unidade MS Casa, Sandra Regina Marques, os idosos podem evitar uma série de patologias, apenas com o auxílio de um profissional especializado em podologia. “Nós realizamos ações de prevenção, recuperação e reabilitação dos problemas dos pés. Também executamos técnicas de reflexologia podal, que é uma massagem relaxante”, declara.

O processo de atendimento para esses clientes é simples, inicia com uma avaliação profissional. Nela, o paciente deve declarar informações básicas de sua rotina no dia a dia. É através dessa análise que o especialista em podologia consegue fazer um melhor diagnóstico do caso e iniciar o tratamento, indicando que tipo de calçado usar e os cuidados que devem ser tomados daquele momento em diante.

Para Sandra, a maior parte das complicações são ocasionadas pelos calçados, os quais geram calos, calosidades, unhas encravadas, dentre outros. “Os calçados inadequados são responsáveis pela maioria das patologias. Sempre orientamos os clientes a usar o modelo certo de sapato para cada tipo de pé e ainda damos dicas importantes para prevenir outros tipos de problemas”, revela.

O tratamento varia de pessoa para pessoa, já que alguns precisam apenas remover calos ou calosidades, em outros casos tratar unhas encravadas, ou ainda, qualquer outro problema nos pés que o incomoda. Dependendo de cada caso, é recomendável que procurem ir a um podólogo de 15 em 15 dias ou, no máximo, de mês em mês. A maioria dos procedimentos é bem simples e a sessão dura em média uma hora. Isso proporcionará uma melhor qualidade de vida para essas pessoas.

Confira as dicas dadas pela profissional, para manter a higiene dos pés e prevenir doenças infecciosas que causam incômodo em qualquer idade

Nenhum comentário: