terça-feira, 20 de agosto de 2013

Projeto quer usar propaganda do governo para localizar pessoas desaparecidas

INVISÍVEIS NA MÍDIA 

Começou a tramitar dia  14 de agosto, na Assembleia Legislativa do Amazonas, o projeto de lei de autoria do deputado estadual Tony Medeiros que visa auxiliar famílias a encontrar pessoas desaparecidas.

O projeto obriga o Governo do Estado a divulgar fotos e informações de pessoas desaparecidas, que seriam inseridas nos anúncios publicitários do governo.

Dep. Estadual Tony Medeiros
A proposta é reservar 10% do tempo dos anúncios de TV e também 10% do espaço dos anúncios impressos que fazem propaganda do governo estadual. Segundo Tony Medeiros, o projeto abrange os anúncios em jornais, revistas, sites de notícias, outdoors, ônibus e emissoras de TV.

A ideia surgiu após o deputado conversar com famílias que tiveram pessoas desaparecidas e reclamam da falta de apoio para resolver o problema. “No momento de desespero, as famílias chegam a colocar cartazes nos postes com a foto da pessoa desaparecida”, afirmou o deputado. “Se o projeto virar lei, teremos a chance de localizar centenas de pessoas que sumiram há anos”, acrescentou Tony.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e com o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, três em cada quatro pessoas desaparecidas foge por vontade própria. Nestes casos, as pessoas acabam voltando para casa ou são localizadas pela polícia.

O problema, segundo Tony, são as pessoas que somem sem motivo ou deixar rastro. “Estima-se que, nestes casos, elas sejam vítimas do tráfico de pessoas, prostituição infantil e até venda de órgãos humanos”, avalia Tony. “Por isso o apoio para localização dessas pessoas é tão importante”, destacou.

Se o projeto virar lei, até os livros e cadernos da rede estadual de ensino terão fotos e informações de desaparecidos. O material é distribuído nos 62 municípios amazonenses, chegando em comunidades das zonas urbana e rural. A proposta é alcançar locais distantes onde não chegam jornais, nem sinal de TV.

“O número de pessoas desaparecidas é cada vez maior, tanto no Amazonas quanto em outros Estados. É um problema delicado, que aflige centenas de famílias, por isso merece atenção especial”, completou Tony Medeiros.

Nenhum comentário: