quinta-feira, 4 de abril de 2013

Ação faz parte do PROURBIS, da Prefeitura de Manaus, e inclui estação de tratamento e conjunto habitacional modelo para 15 mil pessoas

JORGE SALVO EM MAIO

O bairro Jorge Teixeira III, na Zona Leste de Manaus, será o primeiro beneficiado com as obras de pavimentação asfáltica, construção de sarjetas, meio-fio e calçadas pelo Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (PROURBIS), da Prefeitura de Manaus. As obras começam em maio, logo após o período mais intenso da temporada de chuvas, e vão atingir todas as ruas e avenidas da comunidade.


Também no primeiro semestre de 2013 será construída a primeira Estação de Tratamento de Efluentes da região que irá processar – e remover – todos os materiais poluentes da água gerados em residências, comércios e demais atividades sem causar impacto no retornar ao meio ambiente.

Na avenida Hilário Gurjão, já estão adiantadas as obras do primeiro conjunto habitacional do projeto. Com 68 casas de 51 m² cada, as residências tem sala de estar, dois quartos, banheiro, área de serviço, copa e cozinha. A estrutura é de tijolo cerâmico e laje e os futuros moradores terão com a disposição estacionamento externo e urbanização de toda a área.

“Até outubro deste ano iremos entregar as primeiras unidades habitacionais. Estamos trabalhando para que a população possa ter qualidade de moradia e de vida no mais curto espaço de tempo”, afirmou o vice-prefeito e secretário municipal de infraestrutura e habitação, Hissa Abrahão.

Ainda de acordo com Abrahão, nesta primeira fase, o Prourbis terá quatro conjuntos habitacionais, totalizando 204 unidades residenciais. Destas, 14 unidades - as que serão construídas no conjunto habitacional 2 - serão de uso misto, ou seja, terão uma parte residencial e uma parte para uso comercial.


“O objetivo é que o morador desse tipo de unidade seja alguém que já tenha como
atividade o comércio. E que, uma vez reassentado de sua antiga casa, ele possa ter na nova residência a mesma condição de trabalhar e sustentar a família”, explica o secretário.

Iniciado em 2010, com a assinatura do contrato da Prefeitura de Manaus com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o PROURBIS irá beneficiar diretamente 15 mil pessoas com um bairro modelo que seguirá os mais modernos e atualizados padrões urbanísticos, sociais e ambientais definidos por entidades internacionais para áreas residenciais em todo o mundo.


Até ganhar efetivamente às ruas da cidade este ano, o programa passou por diversas fases, como a licitação das empresas para a execução das diferentes frentes do programa – desde projetos e obras até a parte social e ambiental; elaboração dos projetos executivos; assinaturas de convênios de cooperação técnica com a Manaus Ambiental, FESPM e Implurb; e a sensibilização da população por meio de ações sociais e educativas.

Nenhum comentário: