segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Parintins assistiu o melhor Carnailha de todos os tempos
O primeiro nunca se esquece

O maior carnailha de todos os tempos. Assim ficou conhecido o primeiro carnaval promovido pelo prefeito Alexandre da Carbrás que encerrou na noite desta terça-feira na avenida Paraíba. “No próximo ano vamos implantar muitas novidades”, anuncia. “Se o evento deste ano foi bom o próximo será ainda melhor”, completa. Carbrás fez o sorteio de camarotes para o povão. Um dos momentos emocionantes foi quando Alexandre levou uma cadeirante para o seu camarote.


A última noite do Carnailha começou com o bloco infantil “Os pandinhas” com mais de 700 brincantes o bloco desceu a avenida do samba com muita alegria. “Pandinhas e Gaummy Bear na folia” foi o tema do bloco este ano.
O bloco Carnavadios abriu a disputa das agremiações do grupo especial. Com o samba o enredo “Os Clássicos do futebol carioca”, foi apresentada a paixão e amor do povo brasileiro pelo futebol. A ala dos tururis representou a multidão de torcedores que lotam os estádios para torcerem pelos seus times. O carro alegórico que encerrou a apresentação do bloco trouxe uma estrela, símbolo maior do bloco, bolas, jogadores, mascotes e troféus.

Com a avenida lotada, o bloco Bad Boy foi o segundo a desfilar. O samba-enredo trouxe o tema da celebração do Nordeste brasileiro ao som da sanfona e do pandeiro, brindando essa importante região brasileira na avenida com muita garra a alegria como é próprio do povo nordestino. Segundo o presidente do bloco, Assis Oliveira, o grupo veio para vencer. “Nós estamos trazendo um tema que retrata a realidade nua e crua dos retirantes nordestinos, mas com muita alegria. Nós viemos para vencer”, afirmou. Com a comissão de frente representada por retirantes descrevendo ao cenário realista do sertão, com a narrativa de Luiz Gonzaga que levita com um bebê em seu colo anunciando que a semente tão esperada germinou. Na ala coreografada 40 componentes representaram a procissão em Juazeiro do Norte.

No carro alegórico, duas baianas com trajes típicos, bumba meu boi, Lampião e Maria Bonita.
O bloco KAM fez uma viagem pela idade da pedra, onde, o convívio entre homens das cavernas e dinossauros foram abordados em uma temática de como seria a vida das duas espécies, fazendo uma ponte com o desenho Os Flintstone.


O espírito de alegria do bloco Ursos Polares invadiu a avenida cantando “A Amazônia tem dono e este chão é nosso”. Amazônia Futurista é o enredo do bloco que se uniu aos espíritos guardiões da floresta e a força dos animais da fauna amazônica para cantar a preservação com muito samba no pé, irreverência e ousadia.

A comissão de frente abriu o desfile do bloco representando os Guerreiros Parintintins Futuristas, com movimentos de danças contemporâneas. A rainha Tayra Souza encarnava a Gladiadora Amazonas, representando a beleza, a força e a determinação das mulheres amazônicas. A ala dos tururis representou o vale verde de riquezas, morada de um povo lutador. No carro alegórico Amazônia Futurista o bloco Urso Polares apresentou a ideia de uma Amazônia com animais robotizados.
O show do bloco Unidos do Itaúna começou antes mesmo da entrada na Avenida do Samba de Parintins, já na madrugada desta quarta-feira (13). A torcida do bloco agitou com muita empolgação nas arquibancadas. No desfile, cujo tema foi “Negros, eu canto a minha cor', o Unidos do Itaúna surpreendeu e impressionou pela alegria e coloriu a avenida de verde e rosa. A performance da comissão de frente, com movimentos sincronizados de capoeira, sintetizou o processo de escravidão para o homem livre.


O carro alegórico Navio Negreiro mostrou o dinamismo das lutas, representado pela capoeira, com imensos tambores e belas mulatas representando a beleza do nosso carnaval. As baianas em destaque no carro homenageavam as crenças e os deuses negros. O combustível para essa viagem foi muita alegria e empolgação.


 O bloco Rubro Negro encerrou o terceiro dia de desfiles do Carnailha 2013, na avenida do samba, na madrugada desta quarta-feira (13). Com o tema “Egito, o segredo dos faraós”, o bloco fez uma abordagem da mitologia e da civilização do antigo Egito, com a comissão de frente representando o panteão egípcio com doze de seus principais deuses. O carro alegórico “Egito, mistérios e encantos” trouxe os mistérios dos mitos da serpente Apópis e do Escorpião Rei, juntamente com as múmias ressuscitadas. O grande número de brincantes rubro-negros agitou a avenida. O levantador de toadas do Caprichoso David Assayag foi um dos destaques do carro alegórico.

Nenhum comentário: