quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Arthur encerra Carnaval prometendo valorizar artista local

Vozes milionárias

Os artistas de Manaus terão cachês revistos e terão prioridade de contratação nos eventos promovidos pela Prefeitura de Manaus nos próximos quatro anos. A garantia foi dada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que na noite desta quarta-feira, 13, participou dos Baile dos Artistas, no Les Artistes Café teatro, Centro da cidade. A festa marcou a despedida do Carnaval 2013 e é realizada, tradicionalmente, todos os anos.
De acordo com Arthur Neto, está na hora de Manaus voltar a ser celeiro de artistas para que novos talentos sejam descobertos, movimentando ainda mais a cena cultural de Manaus. Ele explicou que não é demérito ser patrocinado pelo poder público e que até mesmo cantores consagrados, como Caetano Veloso, tiveram ajudar do governo para alavancar a carreira.
“Queremos que o artista de Manaus volte a ser destaque em todo o Brasil. Vamos fazer uma série de eventos onde daremos prioridade a quem é daqui. Eventualmente traremos alguém de fora, mas nossa intenção mesmo é focar nos talentos locais. É inadmissível pagar uma fortuna para artistas já consagrados enquanto quem está aqui fica com algo menor. Vamos rever todos os cachês. É algo que estou garantindo”, disse o prefeito.

Foto: Arlesson Sicsu

A presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult), Inês Daou informou, ainda durante a festa, que a determinação de Arthur Neto já foi passada e que os eventos e projetos para maior valorização dos artistas locais estão sendo elaborados. Ela explicou que quem tiver a intenção de participar de eventos da Prefeitura de Manaus deve procurar a fundação e deixar claro que deseja dar maior evidência a carreira.
“Estamos na Manauscult há um mês, mas os projetos já estão sendo feitos a partir do que o prefeito disse. Vamos ter muitos espaços para os artistas locais se apresentarem, como a Ponta Negra. A Copa do Mundo também nos colocará em evidência, então vários palcos serão utilizados até lá. Vale lembrar, também, que no aniversário da cidade vamos ter festas além do Boi Manaus. Todos os ritmos serão contemplados”, afirmou Inês Daou.
Para a atriz Rosa Malagueta, está na hora da classe artística aproveitar o incentivo de Arthur Neto e se unir ainda mais em busca de maior projeção em Manaus. Ela disse que está esperançosa que a partir de agora os projetos de quem vive da arte na cidade sejam levados mais a sério, o que também ajuda a criar maior identidade cultural na cidade.
“Eu frequento outras cidades do País e vejo que a participação do poder público é fundamental. Muitos falam que isso é mendigar, mas não é por aí. Os projetos têm que ser feitos e levados ao Governo. Se o projeto for interessante tenho certeza que serão patrocinados. É a chance que estávamos esperando”, assinalou a atriz.
Durante o Baile dos Artistas, Rosa Malagueta foi escolhida a ‘Rainha dos Artistas’ e ganhou premiação que inclui hospedagem em hotel da cidade. O bailarino Branco foi escolhido o ‘Rei dos Artistas’. Ambos receberam coroas e faixas do prefeito Arthur Neto e da primeira-dama Goreth Garcia Ribeiro.

A Casa
O Les Artistes Café Teatro, localizado na Avenida 7 de Setembro, Centro de Manaus, cujo prédio já pertenceu ao Comendador J.G. Araújo, foi inaugurado no final de 2012. Com uma área de 600m², conta com um teatro com capacidade para cerca de 150 pessoas, uma sala de exposição de 65m² entre outros ambientes adaptados para a região Norte. Será um dos locais mais utilizados pela Prefeitura e Manaus para a divulgação da cultura local.
Durante o Baile dos Artistas, o prefeito fez questão de conferir se a casa estava adequada às exigências de segurança. No local foi constatada que existem duas saídas de emergência, além de laudo aprovado pelo Corpo de Bombeiros, que se fez presente durante todo o evento. Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi posicionada para qualquer eventualidade.

Nenhum comentário: