terça-feira, 15 de janeiro de 2013

FAZER E DIZER COMO


ALEXANDRE DA CARBRÁS ESTRÉIA PROGRAMA “O POVO EM PRIMEIRO LUGAR”
Prefeito Alexandre e secretaria Fabiana

O prefeito Alexandre da Carbrás estreou no domingo o Programa “O povo em primeiro lugar”. O sinal é gerado pelo Sistema Alvorada de Comunicação, através das rádios AM, FM em cadeia com as rádios Clube de Parintins, Novo Tempo, e as rádios online, cunhã.com eradioalvoradaparintins.com. br e radioclube.com.
A secretária municipal de Limpeza Pública Fabiana Campelo informou ao prefeito que está organizado os serviços de limpeza, priorizando a lixeira pública para ser transformado em aterro controlado, um dos desafios para o município. Fabiana explicou que o trabalho envolve a parceria da Secretaria de Assistência Social e Trabalho - SEMAST para acompanhar os catadores de lixo que não utilizam equipamento de proteção individual-EPI. O prefeito Alexandre pediu prioridade na segurança dos catadores autorizando compra de equipamentos. Alexandre da Carbrás acrescentou que no prazo de cem dias apresentará o planejamento e as ações para solucionar o problema da Lixeira Pública, do bairro Dejard Vieira.
Na área da saúde a secretária municipal Maria do Desterro, destacou que a meta é humanizar o setor melhorando o atendimento a população e fortalecendo a saúde de atenção básica, para desafogar o atendimento nos hospitais. A equipe busca uma solução para acabar com as filas nos centros de saúde e adequar o sistema de distribuição de fichas.
A secretária disse que encontrou prédios sem manutenção e móveis deteriorados que já estão recebendo estrutura física adequada. A secretária ressaltou que está fazendo a lotação dos profissionais para o atendimento.
Ela informou que o Centro de Saúde Dom Arcângelo Cérqua está desativado. Para suprir a necessidade o atendimento, foi transferido para o Centro de Tempo Integral – CETI, na Rua Fausto Bulcão, funcionando com serviços de odontologia, enfermagem e atendimento médico. A secretária solicitou que os motoristas das ambulanchas entreguem os veículos nesta segunda-feira para a manutenção.
O advogado Dário Nascimento da Controladoria Municipal declarou durante o programa que não houve transição da ex-administração, que não atendeu a resolução 21 do Tribunal de Contas do Estado-TCE, prejudicando o andamento financeiro da administração do prefeito Alexandre da Carbrás. Por conta da irregularidade, desde o dia 02 de janeiro a Prefeitura não pôde pagar os fornecedores. A equipe apura a transferência on-line feita no último dia de gestão do ex-prefeito que não atendeu a Lei de Responsabilidade Fiscal, deixando de efetuar o pagamento para vários setores e o 13° salário.
De acordo com Dário Nascimento a Controladoria trabalha em parceria com as Secretarias de Planejamento, Administração e Finanças levantando a demanda de funcionários efetivos, os que trabalhavam os fantasmas e fornecedores que não foram pagos.
O Controlador disse também que está buscando soluções para que o prefeito decrete estado de Emergência evitando atraso nas licitações. Dário Nascimento informou que está procedendo a auditoria nas finanças do município que será entregue ao Tribunal de Contas do Estado. No prazo de 90 dias ele espera concluir o processo de organização da Prefeitura. O prefeito autorizou também a paralisação das obras deixadas pela ex-administração.
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ANUNCIA CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS
O Secretário de Educação, Juventude, Esporte e Lazer Eduardo Lessa anunciou na manhã desta segunda-feira em coletiva à imprensa o calendário de matrículas do município. Atendendo ao pedido do prefeito Alexandre da Carbrás, as matrículas iniciam nesta terça-feira (08) para os alunos dos centros infantis. No dia 09, matrículas para os alunos do ensino fundamental de 1º ao 9° ano. O secretário anunciou também o calendário letivo. No dia 14 de janeiro serão reiniciadas as aulas das escolas de várzea e calendário especial. No dia 18 de fevereiro iniciam as aulas dos alunos da rede municipal área urbana e de terra firme.
CENTROS INFANTIS
Na madrugada e manhã de domingo, 06, o prefeito Alexandre da Carbrás visitou os centros infantis onde os pais fazem filas a espera das vagas. Acompanhado do secretário de Educação Eduardo Lessa, o prefeito autorizou a entrada dos pais nos centros educacionais, para ficarem protegidos do sol e da chuva.

ANTONIO MAIA JÚNIOR É O NOVO DIRETOR DO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS
O odontólogo Antonio Maia Júnior é o novo diretor do Centro de Especialidades Odontológico-CEO. Ele é especialista em saúde pública em odontologia pela Universidade de Brasília. O novo diretor do CEO afirma que pretende fazer uma gestão clara e eficiente e ajudar na administração do prefeito Alexandre da Carbrás.
SITUAÇÃO DOS MERCADOS E FEIRAS DE PARINTINS É PRECÁRIA
A situação dos mercados e feiras da cidade de Parintins é precária. A constatação foi feita pelo próprio prefeito Alexandre da Carbrás. Na manhã deste sábado ele reuniu com o secretário de Produção Amarildo Leal e solicitou que seja feito um levantamento de dados sobre as feiras e mercados e para definir a reforma desses logradouros. “Mas eu quero reforma de verdade, nada superficial. Precisamos dar melhores condições para quem utiliza ou trabalha no local”,pediu o prefeito.
PREFEITURA INICIA MELHORIAS NO MATADOURO MUNICIPAL
A Prefeitura de Parintins iniciou os trabalhos de melhorias no Matadouro Municipal “Ozório Melo”. Em vistoria realizada ontem, o administrador do abatedouro, Jofre Lima, o secretário municipal de Produção Amarildo Leal, o supervisor da Embrapa Fernando Silva, o engenheiro florestal Fábio Farias e o bioquímico Menilson Silva identificaram os principais problemas.
Segundo o administrador Jofre Lima, o abatedouro foi recebido em situação precária, mas todas as medidas serão tomadas para que o local funcione da melhor maneira possível e ofereça a população serviço e produtos de qualidade, conforme pediu o prefeito Alexandre e o vice Carmona Oliveira.
MAU CHEIRO
Secretário Municipal de Produção Amarildo Leal informou que é prioridade da administração a solução definitiva do problema do mau cheiro que atinge os moradores do bairro de Santa Clara e adjacências. “Recebemos o matadouro municipal em uma situação difícil. Estamos fazendo uma análise interna e externa do ambiente para tomar as medidas para resolver os problemas. Inicialmente queremos acabar com o forte odor que prejudica há anos os moradores próximos, pois é isso que determinou o prefeito Alexandre da Carbrás”, disse Amarildo.
Para o engenheiro florestal Fábio Farias o problema do mau odor já poderia ter sido resolvido. Segundo ele a Secretaria Municipal de Produção já criou um projeto denominado Cinturão Verde. A meta é utilizar todos os dejetos fecais que estão alocados no matadouro e, que muitas vezes são jogados no Rio Amazonas, e torná-los biofertilizantes que servirão como adubo de plantas e hortaliças. “A principal preocupação do prefeito Alexandre é acabar com o mau odor e aumentar a qualidade de vida das pessoas, do ar e do rio Amazonas que sofre com o descarregamento de resíduos em suas águas. A intenção é estender o projeto às comunidades do Parananema, Macurany e Aninga”, falou.
DEFESA CIVIL MONITORA SITUAÇÃO DA RUA NAKAUTH
Técnicos da Defesa Civil do Município estiveram hoje na Rua Nakauth, no bairro de Santa Clara, principal via de ligação do Matadouro ao centro da cidade, averiguando a situação da área que sofre constantemente com a erosão causada pelas águas da chuva e do Rio Amazonas. Segundo o técnico da Defesa Civil, Marcos Nascimento, a situação da área é critica. Após a análise do local um relatório será enviado a Defesa Civil do Estado que já dispõe de recursos para a construção do muro de arrimo ainda este ano.
O empresário Renato Rossy, morador do local há mais de 20 anos, parabenizou a iniciativa do prefeito Alexandre da Carbrás em buscar parcerias para melhorar a vida dos parintinenses. “Há três anos meu terreno passou por avaliação e nada foi feito. Acredito que basta boa vontade e união para as coisas acontecerem. Estou esperançoso, pois essa ação beneficiará não só a mim e minha família, mas a centenas de pessoas que transitam pela área”, comentou.
ATUAÇÃO DA SECRETARIA DE LIMPEZA PÚBLICA É RECONHECIDA
Garantir o funcionamento total da limpeza da cidade é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, que tem a frente a engenheira ambiental Fabiana Campelo. Atuação eficiente de equipes de garis em áreas antes não atendidas e o trabalho paliativo na área da lixeira pública renderam ao setor o reconhecimento da população.
De acordo com Fabiana Campelo, na primeira semana de trabalho da Secretaria já foram priorizadas algumas ações e a identificação de serviços ineficientes. “Estamos finalizando o levantamento das atuações que devem ser executadas pela Secretaria, pois a estrutura de trabalho deve atender todas as necessidades da população, que é uma vontade do prefeito Alexandre e do vice Carmona”, ressalta Fabiana. A compra de equipamentos e demais materiais necessários para garantir o pleno funcionamento dos serviços de limpeza foi autorizada pelo prefeito.
Sobre a lixeira pública, a secretária afirma que está finalizando o relatório de situação do local. “Temos como meta inicial atender as prioridades emergenciais e a captação de recursos, para que em breve a lixeira pública seja transformada em aterro controlado”, destaca a secretária. No plano de ação da Secretaria l de Limpeza Pública, Fabiana enfatiza que a população será beneficiada diretamente com campanhas de educação ambiental.
SUPERVISOR DA EMBRAPA PARABENIZA PREFEITO PELA BUSCA DE PARCERIAS
O supervisor da Embrapa Fernando Silva parabenizou o prefeito Alexandre da Carbrás pela busca de parcerias que melhorem a vida do parintinense. Conforme Fernando Silva já houve uma conversa com o prefeito para colocar em prática um planejamento que vai envolver o Idam, Embrapa, Ministério da Cultura, Secretaria de Produção e outros órgãos que trarão melhor qualidade de vida para os produtores de Parintins. “Queremos que o município se torne cada vez mais produtivo. Estamos colocando á disposição técnicos, pesquisadores e toda estrutura que a Embrapa possui para que o prefeito Alexandre da Carbrás faça um excelente trabalho. Esperamos que o produtor tenha vida e renda melhor. Isso é importante”, finalizou.
CAPACITAÇÃO
O supervisor da Embrapa Fernando Silva disponibilizou técnicos do órgão para a parceria entre a Secretaria de Produção e Abastecimento e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas – IDAM no sentido de promover palestras e cursos de capacitação para agricultores, pequenos criadores, entre outros segmentos do setor primário. Na reunião com o prefeito Alexandre da Carbrás, o vice Carmona Oliveira e o secretário de Produção e Abastecimento Amarildo Leal ficaram definidos o desenvolvimento de ações para beneficiar os produtores da região.

 

Nenhum comentário: