sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Manejo de pirarucu em Beruri já é uma realidade
Filé na mesa
Bolsistas responsáveis pelo manejo do pirarucu na comunidade do Itapuru, município de Beruri (distante 173 quilômetros de Manaus), que fazem parte do Instituto Piagaçu se reuniram para organizarem questões sobre a pesca do pirarucu. No último sábado (10) iniciou a pesca nos setores das comunidades de Cauã/Cuiuanã e Ayapuá que pertencem também a Reserva de desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçú-Purus.
O manejo nada mais é do que a despesca do pirarucu. A atividade vem ajudando os moradores na geração de renda e também numa maior conscientização ambiental, promovendo assim, a conservação da biodiversidade e a melhoria na qualidade de vida dos comunitários que estão dentro dessa RDS.
A produção de pirarucu nas unidades de conservação do Estado representa 74% do sistema de manejo e passou de 60 toneladas, em 2002, para 800 toneladas no ano passado. A atividade envolve 2,1 mil pescadores em quatro Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS).
Os dados são do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), da SDS. O manejo é realizado em quatro reservas estaduais: RDS Mamirauá (nos municípios de Uarini, Fonte Boa, Tonantins, Maraã e Japurá), RDS Piagaçu-Purus (Anorí, Beruri e Tapauá), RDS Uacari (Carauari) e RDS Amanã (Maraã, Barcelos, Coari e Codajás).

Nenhum comentário: