segunda-feira, 17 de setembro de 2012


Em breve, na sua escola, o Jornal Natural!

Os bichos na tela



Comandado por representantes da biodiversidade amazônica, o jornal trará notícias divertidas e esclarecedoras sobre a vida na floresta. DVDs com os episódios serão distribuídos para escolas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
 Um telejornal diferente chegará às telinhas das escolas do Amazonas em breve: é o Jornal Natural. Apresentado por representantes da biodiversidade amazônica, o jornal trará notícias divertidas e esclarecedoras sobre a vida na floresta.
 Os âncoras são Cururu, um sapo esperto e meio mal-humorado, e Hypsiboas, uma rãzinha simpática, conhecida carinhosamente como Hypsi. Atuando como repórteres, estão um grilo preocupado e atrapalhado e um japiim, passarinho que faz de tudo para aparecer e ser o melhor repórter da bicharada. No comando dessa trupe, está a editora e comentarista Iça, uma preguiça que vive com pressa na tentativa de não deixar o telejornal virar uma bagunça.
O jornal conta, ainda, com a participação de crianças que opinam e ajudam a resolver os mistérios apresentados, e de pesquisadores que trazem o olhar científico sobre as notícias. Gravado em um palco montado no meio da floresta, no centro de visitação do Musa no Jardim Botânico (aberto de terça a domingo, de 8h às 12h e de 13h às 16h30, com entrada gratuita), o jornal tem cenografia que amplifica, de forma lúdica, elementos da natureza.
Concebido como material paradidático para professores do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental, o Jornal Natural será distribuído em DVDs para as escolas interessadas, juntamente com um encarte que auxilia os professores no uso do material em sala de aula.
Os temas da série foram escolhidos e trabalhados com base nos parâmetros curriculares nacionais e abordam assuntos diversos, como as estratégias que os animais usam para evitar predadores, a dispersão de sementes e a história da arqueologia da Amazônia.
O projeto é mais uma iniciativa do Museu da Amazônia para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre entre 15 e 21 de outubro de 2012, e é realizado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
As escolas interessadas em receber o material podem escrever para mariana@museudaamazonia.org.br
 

Confira mais fotos no Facebook do Musa
Aproveite, e siga-nos no Twitter para atualizações sobre o projeto.

Nenhum comentário: