sábado, 25 de agosto de 2012

Matizada refaz o encanto da vida 
O novo El dorado é aqui 

Pois não é que as riquezas do mundo, o segredo da vida e a grandeza dos sonhos estavam escondidos em algum lugar na energia cósmica do Rio Negro e  foram expelidos pelos deuses da água com a construção da Ponte, para revelar que o Eldorado das lendas onde o homem bebia na fonte da juventude é aqui, na cidade de Manacapuru e suas adjacências?
 
Creia, pois este é o tema da história que a Flor Matizada vai contar na Arena, neste Festival, descobrindo que a ponte abriu os caminhos para os segredos mais íntimos da natureza com o acasalamento com a humanidade. E tudo isso não está apenas em Manacapuru, fonte do amor e dos sonhos, mas nos municípios como Iranduba, que vê a ponte primeiro, Beruri que tem a cor da esperança, Anamã que não teme nem os demônios revoltos dos rios, Caapiranga que reza todos os dias pedindo proteção à Santa, Novo Airão que tem as praias sedutoras do Rio Negro, Anori, terra de laranja doce e moça bonita e Codajás que oferece, em taças regionais, o vinho sagrado do açaí.
Os artistas da Ciranda Flor Matizada viram tudo isso no retrovisor da ponte que não sai do lugar, mas impulsiona o mundo para seu verdadeiro caminho, e perceberam que a riqueza da vida, que os antepassados procuravam, estão aqui mesmo guardados pela cara feia do rio Solimões, pela cobra grande do Lago do Piranha, e pelas carapanãs gigantes que, com espadas no nariz, cutucam os inimigos para o inferno.
A Flor da Ciranda vai ficar Matizada com estes segredos revelados, não ao pé do ouvido, como fazem os casais de namorados, mas no grito sagrado dos seus artistas, na dança selvagem dos seus cirandeiros, nas alegorias misteriosas de sombras e luzes no lusco fusco da magia.
 
O povo de Manacapuru sabe disso, mas do que a receita do pirão de farinha, porque escreve o desenho de vida a cada minuto, a cada dia que sobrevive da explosão de uma terra de destino marcado para o infinito, mas que não conseguiu dar os passos gigantes desta caminhada, mas conhece as raízes que foram plantadas para a cultura de vida e sabe que o campo é tão fértil pra a imaginação que cria fantasias de amor, como o solo no qual é plantada a juta e que nem as águas são capazes de retirar sua força. 

26 de agosto, “O elo do Rio Negro e os encantos
de um novo El dorado”
 

A fonte da juventude

Um gole da água pura de uma fonte milagrosa seria o suficiente para devolver os anos passados na vida das pessoas. Elas viviam sonhado com um paraíso chamado Eldorado, onde havia este milagre e muitos morreram em pesquisas, buscas, caçadas e verdadeiras maratonas por terras distantes e inatingíveis.
   Mas o Eldorado existe e pode ser visto e revisto numa simples viagem de carro, transpondo a ponte Rio Negro que redescobriu este lugar em Manacapuru e nos municípios vizinhos, fazendo explodir os segredos que as balsas escondiam. Pode ser, segundo a afirmação da Ciranda Flor Matizada, que ninguém fique mais jovem, mas com a economia e a força de Manacapuru e seus vizinhos, a vida será muito mais longa, mais digna e mais saudável.

Nenhum comentário: