sexta-feira, 15 de junho de 2012

“Voa Viola” encantou o Teatro Amazonas

Uma noite que teve a viola como protagonista da festa que reuniu artistas de diversos cantos do Brasil para mais uma noite de apresentação o projeto Voa Viola – Festival Nacional de Viola. A festa aconteceu no último sábado, no Teatro Amazonas e teve a apresentação especial do cantor, compositor e violeiro Chico César.
A introdução da festa ficou com os curadores e violeiros Paulo Freire de São Paulo e Roberto Correia do Distrito Federal. A cada artista que saia do palco, dava a vez para simpatia e entrosamento dos dois anfitriões da festa.
Com “causos”, canções e cantigas, Paulo Freire deu em seu discurso, a maior referência ao crescimento que a viola tem sofrido ao longo dos dois últimos anos, desde o inicio do festival. “A viola pode ser considerada como um movimento comportamental e cultural. Em cada canto do País, esse é instrumento é utilizado de forma diferente, é confeccionado com madeiras apropriadas para cada tipo de som que se espera. E essa pluralidade é o que mais fascina dentro da música brasileira”, defendeu o curador e violeiro.
A primeira atração da noite foi o quarteto Viola Arranjada, de Campinhas-SP com um exemplo peculiar de sincronia e carga de sentimento na apresentação de cada música. Virtuosos, os rapazes levantam o sinal positivo que demonstra toda importância que a viola tem dentro da música brasileira.
Seguindo a noite e dando vez ao sertanejo dos adolescentes Felipe & Fernando, uma nova geração de violeiros que não abrem mãos de suas raízes e enfatizam assim o folclore e costumes de Porto Ferreira-SP. Com os dois irmãos, Felipe com 14 anos e Fernando com 11, a dupla está ativa desde oito e seis anos de idade, sempre se destacando em festivais e programas de televisão.

JULIANA ESPECIAL
A energia de um violeiro é tão intensa que até o silêncio é elemento principal para retratar o clamor do sertão. Dona de poucas palavras, a convidada especial Juliana Andrade carregou o ar com feminilidade sem interferir na autenticidade do som.
Com uma flor rosa na ponta da viola, Juliana conseguiu dominar o instrumento de uma maneira muito única. Ela chegou a transformar o som da viola em guitarra em pleno palco do Teatro Amazonas. Acompanhada pelo violeiro Cleiton Torres, Juliana disse com sua habilidade que a participação das mulheres no circuito da viola é importante, autêntico e valorizado.
Para mesclar ainda mais a noite, a dupla Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa assumiu o microfone e começou sua apresentação com a sextilha “Estou  Vindo ao Amazonas”. Neste repente, os artistas falaram sobre política, enchente e as vantagens de se morar no Estado.
Encerrando a noite com “chave de ouro”, o cantor, compositor e violeiro Chico César compartilhou seu talento com o público. Emocionado, Chico explicou a importância que a viola teve no inicio de sua carreira. “Comecei a tocar viola caipira aos 14 anos de idade, tive ótimas experiências com o instrumento e confio no crescimento dele a cada vez mais”, defendeu.
Chico tocou em companhia do jovem Dani Black, também parceiro nas modas de viola. A apresentação do artista pôde contar com as músicas “Beradêro”, “Por Causa de Um Ingresso do Festival Matou Roqueira de Quinze Anos”, “Folias de Príncipe” e até a pedidos do público, no improviso a sátira “Odeio Rodeio”.
Em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, o encerramento da festa ficou com a interpretação de todos os artistas da noite, acompanhando Chico César com a música “Asa Branca”.
Patrocinadora máster do projeto, a Caixa Econômica Federal pretende dá uma nova visibilidade à cultura brasileira. De acordo com o Consultor de Marketing Regional da Caixa, Roberto Roger, o incentivo da viola, música e no sentimento cultural só tem a crescer no País. “Sempre buscamos estar próximo daquilo que vai fomentar grandes frutos, o Voa Viola já tem seu destaque no resto do país e estamos assim que nos próximos anos o estilo possa crescer e colher bons frutos, é possível que no próximo ano, essa parceria se mantenha e para os futuros períodos ainda mais”, argumentou.
O encerramento do festival será no próximo dia 14 de junho, no Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro. Vale lembrar que todas as apresentações do festival foram transmitidas ao vivo pelo portal www.voaviola.com.br

Nenhum comentário: