sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vicente Lopes quer rampas de acesso para deficientes nas casas de show

Samba nivelado

Bares, boates, casas de show ou similares, terão rampa para permitir acesso a portadores de deficiência física, caso o governador Omar Aziz (PSD) sancione o Projeto de Lei do deputado estadual Vicente Lopes (PMDB), aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), na semana passada.
“Esse projeto torna obrigatório a construção de rampas nas casas de show e de espetáculos, onde é grande a presença do público e muitas vezes as pessoas que têm dificuldade de locomoção são esquecidas”, diz Vicente Lopes.
De acordo com o projeto, caberá ao Corpo de Bombeiros fazer a fiscalização da construção das rampas. “Eu me sinto feliz por esse projeto ter sido aprovado pelos meus colegas deputados. É um projeto que obriga o Corpo de Bombeiros a fazer a inspeção para o funcionamento das rampas de acesso aos cadeirantes. É uma oportunidade para aquelas pessoas que, por qualquer motivo, têm dificuldades de locomoção e não conseguem ter acesso a esses lugares com toda a tranquilidade. Essas pessoas têm os mesmos direitos de quaisquer outras ao lazer e ao entretenimento”, diz Vicente Lopes.
Segundo o deputado, a ideia do projeto surgiu após ouvir a queixa de uma funcionária do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que é cadeirante. “Ela me abordou no corredor e perguntou: ‘deputado, vocês acham que nós, só porque somos cadeirantes, não temos o direito de ter acesso ao lazer?’ Então eu perguntei por que ela dizia isso e a sua resposta foi a de que, em nenhum local de festa ou casas de shows em Manaus, tem rampa de acesso aos cadeirantes”, conta Vicente Lopes .
Vicente Lopes acredita que a lei receberá a sanção de Omar Aziz. “Creio que o governador, pela sua sensibilidade e deferência que tem demonstrado no tratamento às pessoas portadoras de necessidades especiais, vai sancionar a lei aprovada na ALEAM. E ter a oportunidade de ver aprovado um projeto como esse, me faz pensar que vale a pena ter um mandato eletivo, vale a pena ser deputado estadual”, afirma.

Nenhum comentário: