sexta-feira, 22 de junho de 2012

Seduc e entidades parceiras oferecerão novas 2.315 vagas em cursos gratuitos do Pronatec

Porta do emprego




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) torna público o edital de inscrição que disponibiliza 2.315 novas vagas em 28 cursos técnicos de nível médio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As novas vagas serão disponibilizadas para Manaus e para os municípios de Coari, Lábrea, Presidente Figueiredo, Maués, Parintins, Tefé, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

Os cursos serão oferecidos e ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). Além do conteúdo teórico e prático, aos 2.315 selecionados, serão disponibilizados, no decorrer do curso, vale-transporte e vale- alimentação.

Os estudantes do 2º ano do ensino médio da rede pública, regularmente matriculados em escolas de Manaus e dois oito municípios que desejarem concorrer a uma das vagas deverão procurar a secretaria de sua respectiva escola e efetivar sua inscrição no período de 18 a 22 de junho.

Nesta nova ação do Pronatec, serão disponibilizadas vagas para os cursos de: Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Secretariado, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Eventos, Técnico em Arte Visuais, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Alimento, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Plásticos, Técnico em Química, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Logística, Técnico em Reciclagem, Técnico em Agroecologia, Técnico em Hospedagem, Técnico em Serviços Públicos, Técnico em Administração, Técnico em Recursos Pesqueiros, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Agenciamento de Viagem, Técnico em Estética, Técnico em segurança do trabalho, Técnico em contabilidade, Técnico em manutenção e suporte em informática, Mecatrônica, Refrigeração e climatização, Sistema a Gás e Mecânica, devendo o interessado observar, no ato de inscrição ou no edital, quais os cursos disponibilizados para o seu município.

Com adesão do Governo do Estado e coordenação da Seduc, o foco principal do Pronatec é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio ministrado na rede pública, por meio da articulação com a educação profissional, oferecendo e ampliando as oportunidades aos jovens.

De acordo com a gerente do ensino médio da Seduc, professora Vera Lúcia Lima, os cursos estão sendo aplicados com sucesso desde o final de 2011 e estão favorecendo o desenvolvimento profissional de centenas de estudantes amazonenses. “Nossos alunos estão recebendo uma ótima oportunidade para a carreira e vida profissional. Ao oferecer estas novas 2.315 vagas, esperamos que os novos cursistas se dediquem e sejam bem sucedidos em seus novos passos profissionais”, disse.



Critérios de seleção

Para concorrer a uma das vagas oferecidas, é necessário ao estudante estar regularmente matriculado no 2º ano do ensino médio da rede pública, apresentar rendimento escolar com, ao menos, 60% de aproveitamento no 1º ano do ensino médio, escolher cursos em outro turno que não o de seu horário de aula, não ser aluno dos Centros de Educação de Tempo Integral (por incompatibilidade de horários).

A Seduc informa, ainda, que, às pessoas com deficiências físicas será reservado 5% das vagas e assegurado o direito de se inscrever na seleção, desde que as atribuições da formação pretendida sejam compatíveis com as limitações da pessoa, aplicando-se os benefícios da legislação pertinente.



Resultado

Conforme a Seduc, o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 12 de julho de 2012 nas instituições ofertantes (Senac, Senai e Ifam), nas escolas estaduais e também portal da Seduc na internet: www.seduc.am.gov.br.
Os alunos aprovados no processo seletivo passarão pelo processo de pré matricula e em seguida serão encaminhados para o início do curso escolhido.

Nenhum comentário: